terça-feira, 5 de março de 2013

TOP8! Mônica, 50 anos!

Nos 50 anos da maior personagem dos quadrinhos brasileiros, o JUDÃO relembra OITÔ fatos marcantes e curiosidades da personagem:

A Mônica fez 50 anos ontem, dia 3 de Março. Sem dúvida ela é a personagem mais marcante dos quadrinhos nacionais e a maior criação do Mauricio de Sousa.

Aproveitando essa data, poderia vir aqui e comentar sobre como a Mônica é importante para as nossas HQs. Mas isso você já sabe. Poderia falar também sobre todos os milhões que começaram a ler gibis por causa da personagem e de sua turma, mas é algo que você não apenas sabe, como também viu acontecer com você mesmo.

Por isso, a comemoração dos 50 anos da Mônica aqui no JUDÃO vai ser diferente. Vamos levantar OITÔ fatos e curiosidades marcantes da personagem, coisas que provavelmente você não sabe — ou até sabe, mas nunca teve lá muita certeza.


08 A Mônica não é a primogênita



Apesar de ser chamar a Turma da MÔNICA, a personagem baixinha e dentuça não veio primeiro. O primeiro personagem criado pelo então apenas conhecido como “cartunista Mauricio” foi o Bidu, isso em uma tira publicada na Folha de S.Paulo em 1959 — ao lado, obviamente, do Franjinha. O cachorrinho schnauzer também foi o primeiro a ter um gibi solo, em 1960. Depois ainda vieram o Cebolinha, Cascão e, aí sim, a Mônica, em 1963.

07 A primeira aparição



O Cebolinha foi (e ainda é) um sucesso, recebendo também uma tira própria na Folha de S.Paulo. Foi nessa tira, em 3 de março de 1963, que a Mônica fez a primeira aparição. Sim, como você pode ver, ela já era baixinha, gordinha, dentuça e, claro, bem BRAVA. Ainda levaria alguns anos até que o Mauricio ouvisse o conselho de alguns leitores, deixando a menina do vestido vermelho mais sorridente… :D

Outra coisa que você não sabe é que, nessas primeiras aparições, a Mônica era irmã de outro personagem, chamado Zé Luís — que, hoje em dia, é pouco lembrando. Na atual ~cronologia~, não existe esse parentesco.

Para quem quiser acompanhar estas e outras tirinhas históricas, atualmente a MSP publica a coleção As Tiras Clássicas da Turma da Mônica.

06 A Mônica original



Desde aquela época o Mauricio baseava os personagens no que ele via ou em memórias do passado. O Bidu, por exemplo, era um cãozinho que o quadrinista teve quando criança, chamado Cuíca, enquanto o Franjinha era baseado nele próprio. A inspiração para a Mônica veio da filha Mônica Spada e Sousa. Como você pode ver na foto, ela era realmente a cara da personagem.

Outro detalhe curioso: o Sansão, o coelho da Mônica, nem sempre foi azul. Na real, o coelho que era levado para todos os lados pela Mônica de carne e osso era amarelo, feito de palha.

Certa vez, com o Sansão já azul, a Mônica revelou em uma tirinha o motivo de tanta força: tinha um tijolo lá dentro! Não, fica tranquilo, atualmente os gibis da Mônica são publicados como se isso nunca tivesse sido descoberto. A força do Sansão está na própria força da Mônica, apenas isso.

05 Evolução do traço



A Mônica nem sempre foi a personagem bonitinha e redondinha (oops, não te chamei de gorda, por favor!) que conhecemos hoje. Logo no começo o Mauricio precisava elaborar as histórias, desenhar e finalizar as tiras publicadas nos jornais — e tudo isso era um trabalho solitário. Por esse motivo a Mônica perdeu os sapatos logo depois da primeira aparição. Depois foram os bolsos que foram embora, seguido pelo cabelo, que foi simplificado. A pressa era tanta que o Mauricio nem conseguia mais fazer os contornos redondos dos personagens da Turma.

A partir da década de 80, quando a Mauricio de Sousa Produções se estabeleceu como um grande estúdio, uma equipe de quadrinistas pode finalmente dar toda a atenção necessária para os desenhos. A Mônica ficou mais redondinha e bonita (assim com os outros personagens), mas não recuperou os sapatos — ou os bolsos. “Ela já era conhecida daquele jeito”, diz o Mauricio.

04 O primeiro gibi



Como você viu, a Mônica não foi o primeiro personagem do Mauricio de Sousa a ter um gibi para chamar de seu. Para a personagem mais famosa, isso aconteceu apenas em 1970, em uma publicação da Editora Abril. Se você reparar bem, o título da revista já mostrava quem é que mandava: “Mônica e sua Turma”.

Os gibis do Mauricio de Sousa (depois se seguiram outras publicações) ficaram na Abril até dezembro de 1986. No ano seguinte as publicações da MSP foram para a Editora Globo, onde permaneceram até 2006. Em janeiro de 2007 a Turma da Mônica estreou na casa atual, que é aPanini.

Atualmente a MSP e a Panini republicam aquelas edições clássicas dentro da Turma da Mônica – Coleção Histórica.

03 O primeiro desenho animado

Mauricio de Sousa sempre foi fã dos desenhos animados, algo que ele nunca escondeu. Infelizmente, no Brasil, fazer algo assim não é fácil. Em 1977, com muito esforço, Mauricio conseguiu emplacar na Rede Globo um especial de Natal, Esta é a primeira versão animada da Turma da Mônica.

O episódio completo, que foi exibido na noite da véspera de Natal daquele ano, é considerado perdido pela MSP. Em 1999 foi feito um remake da animação, que também foi exibida na Globo.

Ah, mais uma curiosidade: a dubladora oficial da Mônica é a Marli Bortoletto. Ela também dublou a Patrine (sério!), a Princesa Serpente de Dragon Ball Z e a Angélica Pickles de Os Anjinhos.

02 O casamento com o Cebolinha



Muita gente ficou surpresa no ano passado, quando um gibi da Turma da Mônica Jovem (com a versão adolescente dos personagens, feita em estilo mangá) mostrou o futuro casamento entre a Mônica e o Cebolinha.

Talvez você não se lembre ou não saiba, mas a futura união entre os personagens é um tema até que recorrente nas HQs da MSP. A Mônica não esconde para os leitores que, apesar de todo o ódio, nutre um amor mal compreendido pelo amigo de cinco fios.

01A Mônica verdadeira já é adulta e, claro, trabalha com o pai!



Depois de 50 anos era de se imaginar que aquela menina enfezada com o coelho amarelo fosse uma mulher adulta, certo? O que talvez você não saiba é que Mônica Spada e Sousa não só deu a inspiração para a maior criação do pai, como também o ajuda no dia-a-dia. Atualmente a Mônica de carne e osso é diretora na Mauricio de Sousa Produções, cuidando principalmente da área de Merchandising, incluindo o licenciamento de produtos.

Não é só isso: muitos dos membros da família Sousa estão também envolvidos com a MSP. Alice Takeda, segunda esposa do Mauricio, é diretora executiva; Mauro Takeda e Sousa, o filho de Mauricio que inspirou o Nimbus, cuida da área de Teatro da empresa; Marina Takeda e Sousa, a filha que obviamente deu origem à Marina, trabalha na redação dos gibis; Yara Maura, irmã de Mauricio, cuida do escritório em Nova York; e Marcio Roberto e Sousa, também irmão do Mauricio, é dono de 5% da MSP.

E, pra fechar as curiosidades familiares, aqui vai a melhor de todas: muita gente escreve, por engano, o nome do Mauricio com acento no “I” e com a letra “Z” no Sousa. O oficial é, claro, Mauricio de Sousa. Ainda assim, Mauricio nasceu com o sobrenome grafado com “Z”, optando por usar o “Sousa” anos depois — decisão que foi seguida pelo resto da família. “O ‘Z’ é muito duro. Prefiro as curvas do ‘S’”, diz o quadrinista.

Se o cara de maior sucesso nas HQs nacionais em toda a história diz isso, quem sou eu pra contrariar? :D

Nenhum comentário: