sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Descubra como o cartunista Mauricio de Sousa fez a Personagem Mônica

Mônica, a baixinha, gorducha e dentuça mais famosa dos gibis, completa 50 anos na próxima semana. Para comemorar o aniversário, a "Folhinha" de amanhã (23) vai trazer um caderno especial sobre a personagem.
Reprodução

capa da Folhinha de 23/8/1964


Mas essa não será a primeira vez que ela vai ser capa do caderno.

Na edição de 23 de agosto de 1964, crianças visitaram a redação da Folha para encontrar o cartunista Mauricio de Sousa, que na época trabalhava na "Folhinha".

E adivinhem quem estava por lá? A própria Mônica, filha do desenhista. Com apenas três anos de idade, ela tirou fotos ao lado do pai e mostrou por que serviu de inspiração para a Mônica do gibi.

Marcos Arruda, que tinha 13 anos na época, escreveu sobre o encontro.

Leia o texto na íntegra abaixo.

*

Num dia destes fui visitar a FOLHA para ver o pessoal que faz a FOLHINHA. Lá estavam todos os que escrevem e desenham para nós, desde a Tia Lenita até os famosos cronistas que colaboram no nosso jornalzinho.

Pouco depois também chegava, acompanhado por uma garotinha, o desenhista Mauricio, criador das histórias em quadrinhos de que tanto gostamos.

Mas o que mais me espantou foi a menininha que vinha com ele. Era sua filha, chamada Mônica... e não era nem mais nem menos do que aquela garotinha enfezada, sempre com um coelhinho na mão, que aparece nas histórias do Cebolinha.

Ali estava, vivinho, um personagem de histórias em quadrinhos. O Mauricio percebeu meu espanto e me explicou direitinho como às vezes uma pessoa viva vira boneco de história em quadrinho.
Reprodução

O passo a passo de como a Mônica de verdade virou uma personagem, publicado em 1964


MÔNICA DE VERDADE E MÔNICA EM QUADRINHO

Mônica é mais ou menos como vemos nas histórias mesmo. Muito bonitinha, boazinha, sorridente... até que ninguém a chama de feia ou mexe na sua "casinha" ou nas suas bonecas. Daí se enfeza igualzinho à Mônica das historietas.

Maurício, observador, principalmente das "artes" das filhas, não perdeu tempo e transformou a Mônica num dos seus mais interessantes bonecos atuais.

OUTROS BONECOS TAMBÉM EXISTEM

E há mais bonecos das historietas do Mauricio copiados de gente de verdade. Titi, aquele menininho de camisa listrada das histórias do Bidu, e o próprio Franjinha são baseados em dois sobrinhos do Mauricio, que vivem em Bauru.

O Cebolinha e o Cascão nasceram baseados em dois garotos de Mogi das Cruzes. Ambos já estão crescidinhos. O Cebolinha já começou a trabalhar numa fábrica (o de verdade) mas os bonecos continuam sempre do mesmo tamanho. Não é melhor?

A Maria Cebolinha, que aparecia nas histórias do Cebolinha, era baseada na filha mais velha do Mauricio --a Mariangela --quando ela ainda tinha uns poucos meses e engatinhava.
Reprodução

Mauricio de Sousa e sua filha Mônica na "Folhinha" de 23/8/1964

Nenhum comentário: