Quando tinha 16 anos, Mauricio de Sousa gostava de fazer teatro. Mas foi na arte de desenhar e de criar histórias que ele se destacou. Mônica, sua principal personagem, completa 50 anos em 2013. Para comemorar, decidiu iniciar as festividades com o que mais gostava de fazer na adolescência. O espetáculo Mônica Mundi - Uma Volta ao Mundo com a Turma da Mônica será encenado nos dias 26 e 27 de janeiro no Teatro Bradesco.
O show foi produzido por Mauro Sousa, filho de Mauricio. Nele, a Turma da Mônica fará uma viagem por diferentes países. Doze músicas contarão histórias de Portugal, Itália, Japão, França, Estados Unidos, África, Arábia, Grécia e, claro, Brasil. Além da peça, o ilustrador promete exposições, novas revistas e brinquedos inéditos.Confira a entrevista abaixo:
VEJASAOPAULO.COM - Em 2013, a personagem Mônica completa 50 anos. Quais serão as comemorações, além do espetáculo Mônica Mundi?
MAURICIO DE SOUSA - Mônica completa 50 anos com corpinho de 7. Estamos preparando várias coisas. Durante o ano, teremos uma série de eventos e comemorações: exposições, shows, revistas, livros e também produtos, principalmente brinquedos, inéditos.
Além disso, estamos estreando na área de games. Já temos o jogo do Chico Bento com 750 mil usuários. Agora em janeiro devemos chegar a 1 milhão. E preparamos outros, mas não posso dizer quais. Um deles fatalmente será baseado na adaptaçãoMônica e Cebolinha - No Mundo de Romeu e Julieta.
Novos gibis estão nos planos?
Vai ter um sobre o Neymar, a partir de março. Depois, haverá uma versão juvenil do Chico Bento, que contará a história de um jovem roceiro que vai estudar para se especializar em agronomia. Além disso, lançaremos mais revistas para adultos. O título Astronauta - Magnetar esgotou e já foi reimpresso.
E como tem sido a experiência de fazer espetáculos teatrais, principalmente com a participação de seu filho, Mauro de Sousa?
Estou adorando fazer não só teatro, como também circo. O Mauro está em um momento bom. Fico feliz de ser um "prolongamento meu", porque os filhos são "prolongamentos". Ele faz o que eu gostaria de fazer, mas não tenho tempo.
Cartunista está sempre na prancheta bolando novos projetos e personagens

Cartunista está sempre na prancheta bolando novos projetos e personagens
 
(Foto: Divulgação)
Gostaria de ter feito teatro?
Eu morava no interior e fazia um pouco de teatro, entre meus 16 e 19 anos. É um período da minha vida sobre o qual falo muito pouco. Deveria falar mais. O meu pai já era artista. Ele trabalhava em uma grande rádio e escrevia novelas. Além disso, ele desenhava e pintava. Eu herdei isso dele. A minha irmã, que cuida dos meus negócios em Nova York, é a poetisa da família. O meu filho Márcio é ligado à música. Somos uma família de artistas. Fico feliz que Mauro esteja fazendo o que tentei há muitos anos.
De volta às atrações, o Parque do Cebolinha será inaugurado no próximo ano?
O Parque do Cebolinha e o Parque da Mônica devem existir sim. Talvez o do Cebolinha saia no ano que vem e o da Mônica demore um pouco mais. Estamos esperando uma lei que vai desonerar a importação de brinquedos. Nessa época em que esperamos muito turistas, temos de recebê-los bem nos nossos parques brasileiros, mesmo que sejam brinquedos feitos lá fora.Mônica Mundi - Uma Volta ao Mundo com a Turma da Mônica
Volta ao Mundo com a Turma da Mônica vai comemorar os 50 anos da principal personagem (Foto: Divulgação) Mauricio de Sousa prepara comemorações para os 50 anos de Mônica, em 2013 (Foto: Divulgação)
Sempre interativos. O da Monica mais ou menos no estilo do que era, mas com brinquedos novos. O Parque do Cebolinha é mais para a molecada, a partir de 8 anos, com atrações mais radicais.
  A Turma da Mônica também sai de férias

A Turma da Mônica também sai de férias 
(Foto:
Divulgação/Mauricio de Sousa
 )
Mauricio, as crianças agora estão de férias. Quais são as suas dicas de passeios em São Paulo?
São várias! Mas tem um mandamento muito importante para as crianças passarem boas férias. O primeiro deles é tirar o sapato. É preciso que a criança ande descalça onde ela se sentir melhor, no chão, na terra molada e no gramado. É preciso sentir o chão, o calor, a força, a energia que vem da Terra. A criança descalça é fonte de energia para ela própria. Aí, em qualquer lugar, ela estará bem.
Creditos: Veja São Paulo