quarta-feira, 4 de julho de 2012

Rio + 20






A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio + 20, teve reforço importante para que os objetivos do evento não fiquem apenas nas intenções. Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica participaram ativamente da conferência da ONU, realizada de 20 a 22 de Junho de 2012, para integrar a criança aos assuntos tratados no evento.
Mauricio e a personagem Mônica (embaixadora do UNICEF) estiveram presentes no pavilhão do UNEP/ PNUMA  – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente levando aos delegados de mais de 190 países e ao público as mensagens ecológicas da Turma da Mônica em diversas formas lúdicas.


Durante a RIO+20  foram distribuidos aos delegados e em sessão de autógrafos ao público, cinco mil exemplares da edição especial em inglês do livro "Turma da Mônica, Cuidando do Nosso Planeta" com texto de Yara Maura.  O livro, recomendado pelo Diretor do MITei - Massachusetts Institute of Technology Energy Initiative,  foi selecionado pelo PNUMA por seu conteúdo e se transformou no símbolo para a comunicação para crianças da RIO+20.




Além do livro,  foi lançada a revista em quadrinhos “Turma da Mônica – Cuidando do Mundo” ( edições em inglês, espanhol e português) com o apoio do Ministério do Meio Ambiente.  A revista tem como tema a ecologia e a  importância desse Encontro Mundial pela Sustentabilidade.


Durante o evento RIO+20 a OPAS (Organização Pan Americana de Saúde) escritório regional para as Américas da OMS (Organização Mundial de Saúde)  expôs em seu stand a revista  institucional  “Mônica em Ambientes Saudáveis para Crianças” com  mensagens importantes sobre o meio ambiente. Os personagens infantís de Mauricio de Sousa têm participado de diversas campanhas de saúde da OPAS desde o Dia Mundial da Saúde de 2003, quando o autor recebeu o título de Campeão de Saúde das Américas.



A peça teatral Turma da Mônica em “Um Plano para Salvar o Planeta” foi exibida na abertura do evento.

O objetivo da Conferência RIO+20 é assegurar a renovacao do comprometimento mundial com o desenvolvimento sustentável e avaliar o progresso feito até o momento, além de abordar os novos desafios relacionados a energia, alimentos saudáveis, água potável, plantio de 100 milhões de árvores e preservação dos Oceanos.

Nenhum comentário: